Quando eu for pai, eu…

Quando eu for pai não tenho a pretensão de ser diferente de qualquer um outro, mas quero que o meu filho tenha orgulho em dizer para os amiguinhos da escola que tem “o melhor pai do mundo”. Vou sentir um pouco de ciúmes do amor materno. Pai é pai, mãe é mãe… Preciso começar a aceitar isso! Na hora da bronca, a ameaça sempre cairá sobre os meus ombros, “vou contar para o seu pai!”. Mas quer saber? Não importa, desde que eu não seja apenas um sinônimo de respeito custeado por meio do medo.

Quero ser lembrado nas horas mais divertidas e, de repente, me ver “obrigado” a ir jogar bola no parque, mesmo tendo dito durante toda a minha vida que não sou fã de futebol. Não esconderei do meu filho as minhas lágrimas de orgulho e tristeza. Ele entenderá a diferença de cada uma delas e mais: não crescerá com a ideia boba de que garotos não choram. Darei umas palmadas nos poucos momentos necessários, mas encherei de beijos, abraços e elogios em todas as outras oportunidades. Acredito no amor e ele também acreditará.

Gostaria de assumir uma divindade e ser onipresente, onisciente e onipotente na vida dele. Mas sei que isso é uma bobagem… Haverá o momento da carência e da dependência, mas terei de aceitar a hora do voo solo. Respeitarei isso, pelo menos prometo tentar. Aconselharei e aprenderei em todos os anos que passarmos juntos, e torcerei para que a vida seja justa e eu esteja ao lado dele até o meu último suspiro. É de se imaginar que a perda de um filho seja descomunalmente pior do que aquela do parto, mas não vamos pensar nisso.

 
Quando eu for pai quero aprender, reaprender e ver como sou capaz de ensinar ao mesmo tempo. Daquelas lições que contribuem para uma vida plena, com forte sentimento de dever cumprido, de ter feito a nossa parte para a construção de um mundo melhor perpetuando princípios e valores ancorados no respeito e no amor.


* Inspirado no post “Quando eu for mãe, eu nunca…“, do blog Chá entre amigas.

10 comentários em “Quando eu for pai, eu…

  • Que lindo!!!!
    Poxa, se ficar grávida não fosse tão difícil em mim, me habilitava à…. deixa pra lá (rsrsrsrs)Vc vai ser um ótimo pai, seja como for. É sensível e isso é o que importa.
    bjs no coração!

    Paula

  • Caralhoooo!!!

    Você como sempre, fazendo meus olhos encherem d'agua né!
    Adorei o texto, é o que eu quero quando eu for pai também!!rs rs

    Tenha um bom dia amigoo!

  • Quando eu for pai quero ser a pessoa mais amiga dele pra eu dizer pra ele o quanto oi amo e ele pra dizer pra min pai, o quanto eu te amo e te respeito, vc é o melhor pai do mundo…

  • NOSSA DO.. AMEI O SEU TEXTO TODOS OS PAIS DEVERIAM LER ESTE TEXTO PELO MENOS UMA VEZ E TENTAR FAZER UM POUCO DISSSO… PARABENS

  • muito lindo…..me sinto orgulhosa em saber que dentro existe tbem esta pessoa maravilhosa,com sentimentos tao nobre e de ser imitado.Sei que meu neto vai dizer isto e muito mais.Te amo muitoooo

  • Como todos os outros que já li (e acho que você nem sabe…rs) esse tbm ta INCRÍVEL…Quem tem o dom tem o dom MESMO! 🙂
    Mas o que mais chama a atenção é a sensibilidade que é expressada nitidamente em todos os seus textos, parabéns! (:

  • que lindas palavras, quanta sensibilidade… espero que encontre uma pessoa muito especial para formar sua família…

  • Perfeito, Douglas!
    Parabéns pela sensibilidade e pelo texto! Com certeza, você vai ser um ótimo pai!

Envie seu comentário