Tirando o atraso por aqui com indicações e dicas de coisas que ando vendo, lendo e ouvindo. Já trouxe na segunda-feira alguns filmes disponíveis no Netflix que me empolgaram bastante e a ideia hoje é sugerir algumas das minhas últimas leituras, todas elas extremamente indispensáveis para entender um pouco do nosso momento atual.
Acho incrível como reverenciamos o Nazismo como o grande terror do século passado – e discutimos, rediscutimos, estressamos até a última gota de análises, estudos e abordagens -, mas ignoramos a dimensão do levante igualmente terrível que assola o mundo desde então. São milhões de refugiados mundo à fora sendo abandonados à própria sorte, fronteiras fechadas à dor e sofrimento de crianças que não tiveram a sorte de nascer em um local menos instável, regimes ditatoriais de verdadeiros discípulos do Mal dizimando seres humanos sem o mínimo de compaixão e outros tantos grupos extremistas manchando terras com sangue de inocentes.
A seguir listo cinco LIVROS-REPORTAGEM, que farão vocês entenderem que ainda estamos longe de poder dormir em paz. Escolhi não fazer uma resenha – e tão somente publicar o resumo oficial das obras – para não estragar a surpresa que vocês terão página a página. Leiam com o coração aberto e um sentimento de pertencimento… É a NOSSA história que está contada ali… O que temos feito para mudar isso?
Do agora desativado “hospício de Barbacena” ao recrutamento de mulheres francesas pelo ISIS, são oportunidades ímpares de compreender a história que se desenha bem embaixo do nosso nariz por meio de relatos reais, sofridos, verdadeiras chagas de uma humanidade não tão evoluída.
Sair do lugar comum e abrir-se para vozes dispostas a expor a realidade sem firulas ou maquiagem é fundamental para a formação da consciência e reflexão de como agora mesmo repetimos a omissão diante do mal absoluto. E escolhendo não saber ou mantendo-nos a uma distância dita “segura”, compactuamos de certa forma com tudo que vem sendo feito, aceitando passivamente o papel de coadjuvantes. Mas não tem escapatória: seremos todos julgados num futuro próximo por nossa omissão ou consentimento.
Holocausto Brasileiro
(também postei sobre isso aqui: http://douglasfreitas.com/2016/o-inferno-se-chama-terra)
“A barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Foi um verdadeiro genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.”
Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/323152ED362117
Download (formatos epub / mobi / pdf / ler online): http://lelivros.me/book/download-holocausto-brasileiro-daniela-arbex-em-epub-mobi-e-pdf/
O Harém de Kadafi
“Soraya tinha apenas quinze anos quando Muamar Kadafi foi visitar a escola onde ela estudava. No momento em que ela lhe estendeu um buquê de flores, ele colocou a mão na cabeça da menina e acariciou seus cabelos. Era o gesto secreto que sinalizava a suas guarda-costas que ele a havia escolhido. Soraya foi raptada e viu sua infância chegar ao fim. Durante sete anos, foi estuprada, espancada, forçada a consumir álcool e cocaína e depois integrada às tropas das “amazonas” de Kadafi. Neste livro, a conceituada jornalista Annick Cojean dá voz a Soraya, desvelando um aspecto pouco conhecido da ditadura de Kadafi – o abuso de drogas que estimulava a megalomania sangrenta do ditador e o cruel abuso sexual de jovens líbias, escolhidas entre aquelas que lhe chamassem atenção. Inúmeras mulheres tiveram o mesmo destino de Soraya, centenas provavelmente. Talvez nunca se saiba ao certo, pois o assunto ainda é tabu na Líbia. Annick Cojean arriscou sua vida ao ir a Trípoli investigar essa história. Ali, encontrou uma sociedade hipócrita e decadente, dilacerada pela prostituição, pela corrupção, pelo terror, por estupros e assassinatos. Em O harém de Kadafi, Annick Cojean possibilita que as vítimas do ditador líbio contem sua história para o mundo, devolvendo um pouco de dignidade a mulheres cuja vida foi destruída por um monstro”.
Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/270703ED303643
Download (formatos epub / mobi / pdf / ler online): http://lelivros.me/book/download-o-harem-de-kadafi-annick-cojean-em-epub-mobi-e-pdf/
Na Pele de Uma Jihadista
“A história real de uma jornalista recrutada pelo Estado Islâmico. A jovem e frágil Mélodie, recém-convertida ao islamismo, conhece, num chat de Facebook, Bilel, integrante de alto escalão do Estado Islâmico e braço direito de Abu Bakr al-Baghdadi, um dos terroristas mais perigosos do mundo. Após somente dois dias de conversas por Skype, ele já se declara “apaixonado”. Mais do que isso: pede Mélodie em casamento, instigando-a a juntar-se a ele na Síria para viverem juntos uma vida idílica, repleta de riquezas materiais e espirituais. Mas o que Bilel não sabe é que Mélodie não existe fora do mundo virtual. Ela é, na verdade, Anna Erelle, uma jovem repórter parisiense que investiga as redes de recrutamento de grupos terroristas e suas propagandas digitais”
Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/444897ED504091
Download (formatos epub / mobi / pdf / ler online): http://lelivros.me/book/baixar-livro-na-pele-de-uma-jihadista-anna-erelle-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
Filho do Hamas
“Desde a infância, Mosab Hassan Yousef viveu nos bastidores do grupo fundamentalista islâmico Hamas e testemunhou as manobras políticas e militares que contribuíram para acirrar a sangrenta disputa no Oriente Médio. Por ser o filho mais velho do xeique Hassan Yousef, um dos fundadores da organização, todos acreditavam que ele seguiria os passos do pai. Às vésperas de completar 18 anos, movido pela raiva e pelo desejo de vingança, Mosab decide assumir um papel mais ativo no combate a seus opressores e acaba sendo preso e levado para o mais terrível centro de interrogatórios israelense. Depois de dias sob tortura, ele recebe uma proposta do Shin Bet, o serviço de inteligência interno de Israel: sua liberdade em troca da colaboração para identificar os líderes do Hamas responsáveis por ataques terroristas. A princípio, considera a oferta absurda. Afinal, como poderia trair sua religião e seu povo e ajudar seus inimigos? Filho do Hamas é o relato impressionante do caminho inesperado que Mosab resolve seguir ao questionar o sentido de um conflito que só traz sofrimento para os inocentes, sejam eles palestinos ou israelenses”
Skoob: https://www.skoob.com.br/filho-do-hamas-106088ed117731.html
Download (formatos epub / mobi / pdf / ler online): http://lelivros.me/book/baixar-livro-filho-do-hamas-mosab-hassan-yousef-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
Sob a Sombra do Terror
“Durante aqueles anos de perda e tristeza, precisei me reconciliar com a verdade sobre meu pai, Osama bin Laden. Agora sei que desde o primeiro dia da primeira batalha contra os soviéticos no Afeganistão, meu pai tem matado outros humanos. Ele chegou a admitir isso para mim quando eu era seu servente no Afeganistão. Muitas vezes, pergunto-me se meu pai teria matado tantas vezes que o ato de matar não lhe traga mais prazer nem dor. Não sou nada parecido com meu pai. Enquanto ele reza pela guerra, eu rezo pela paz.”
Osama bin Laden é o terrorista mais procurado de todos os tempos. No entanto, pouco se sabe sobre sua história pessoal. Até agora. A primeira esposa de Osama, Najwa bin Laden, e o quarto filho do casal, Omar, quebram o silêncio para expor a vida privada do inimigo público da nação mais poderosa do mundo.
Aos 15 anos, Najwa Ghanem deixou a Síria para casar-se com o tímido Osama, seu amigo e primo de primeiro grau. O jovem casal se mudou para a Arábia Saudita, onde nasceram os primeiros dos 11 filhos que viriam a ter. Mas os sonhos de Najwa de uma vida tranquila, uma casa bonita e uma família feliz foram aos poucos dilacerados pelo crescente fanatismo religioso do marido, que exigia que a família vivesse sem qualquer conveniência moderna, como luz elétrica e medicamentos. Omar relata uma infância conturbada, em que se via proibido de brincar com outras crianças e repreendido sempre que sorria ou solicitava o afeto do pai. Na adolescência, foi escolhido para assumir o legado de Osama e segui-lo pelas montanhas inóspitas do Afeganistão. Durante essa experiência, Omar se viu dividido entre o amor pelo pai e a aversão à guerra. Até que finalmente teve coragem para mudar seu destino e construir uma vida longe da Al-Qaeda.
Escrito por Jean Sasson, autora de inúmeros best sellers, Sob a sombra do terror é o único livro redigido a partir de depoimentos de membros da família de Osama. O resultado é um relato comovente e extremamente corajoso sobre a vida com o homem mais temido da atualidade.