Mantenha a casa limpa. Tire a poeira, abra as janelas, deixe a luz do sol entrar. Varra tudo inclusive os cantos mais difíceis de se alcançar. Retire os objetos e não economize nos produtos. Aquilo ali é uma mancha na parede? Tente tirar com um pano úmido ou uma camada de tinta. Passe o aspirador de pó nos tapetes, no estofado, lave as capas das almofadas e as cortinas. Acho que o espanador dá conta dos quadros… Aquele armário está emperrado? E aquele portão está enferrujando? A madeira do piso está meio opaca, não? Logo logo vamos ter que dar uma olhada no encanamento e fiação elétrica também. Cadê o álcool????????? Santo Deus, isso não acaba nunca!
Quem já limpou a sua casa – espero de verdade que todos já tenham tido essa experiência – sabe a trabalheira que é manter tudo organizado. E o zelo, como o próprio nome sugere, conserva, mantém e estende a vida útil das coisas. Sem contar o prazer que dá viver em um ambiente limpo, com tudo no seu devido lugar…
Viver exige manutenção constante e sempre alerta. É uma sujeirinha que entra aqui, uma mancha que aparece ali e que precisam ser prontamente tratadas para não virarem problemas maiores. São ideias, conceitos e impressões que devem ser constantemente revisitados, reciclados e limpos. Além do jogo de cintura de sempre para contornar arranhões, ferrugens e desgastes que são naturais em qualquer relação. E antes que termine, o mais importante de tudo, que é deixar a luz do sol entrar sem medo.