O mundo está muito chato

Vejo muito gente dizendo que “o mundo está muito chato” por não aceitar mais piadas envolvendo, por exemplo, a cor, religião, orientação ou identidade sexual de alguém. Que forma distorcida de ver as coisas…

Não, o mundo não está mais chato por não aceitar esse senso de humor sem graça, datado, ou por não abrir brechas para o preconceito racial, sexual, para a misoginia e ofensas gratuitas, para as ameaças ditas “sem querer querendo” e que “não foi com essa intenção”. Ele – o mundo – parece finalmente ter acordado para um fato dado: que ninguém, por motivo algum, pode ser submetido a gracejos e idiotices de meia dúzia de Zé Manés que se acham superiores. Que não tem nada de legal em apontar o dedo para insultar, rir das diferenças ou agredir física ou verbalmente quem quer que seja.

Agora, o “chato” dessa história é você que não sabe ouvir as reclamações, entender as causas, respeitar a voz dos ofendidos/discriminados/marginalizados e questionar sua postura, reavaliar suas atitudes e a forma como acha graça e se diverte às custas dos outros.

O mundo já sabe que chato é quem continua rindo e insistindo em piadas velhas, em ofensas e insultos gratuitos, em tentar menosprezar ou machucar esta parcela da população que a cada dia se empodera mais! Sim, tudo está diferente… E o “politicamente correto” só leva esse nome por ser JUSTAMENTE o politicamente correto tão necessário a uma sociedade que, infelizmente, ainda  questiona noções básicas de civilidade e respeito às diferenças.

Não tem como chamarmos de outro jeito quem insiste em julgar-se melhor do que outros: sim, você é chato, burro, ignorante, preconceituoso, racista, homofóbico, machista…

Envie seu comentário