O Silêncio é Afago

Vamos estabelecer um diálogo, buscar intersecções possíveis, chegar a um lugar comum em que possamos conviver sem agressões. Podemos nos poupar de tocar em temas sensíveis vez ou outra.

Deixemos o debate para os momentos apropriados e com aqueles dispostos à catarse provocada pela defesa enfática de um ponto de vista… Os amantes do confrontamento de ideias até as últimas consequências. Não seremos menores por aceitar que aquilo que não concordamos existe e é justo; e nem nos tornaremos maiores do que realmente somos por ganhar uma discussão em uma mesa de bar ou janela de chat. A vitória pode ser pelo cansaço e a derrota pode vir com aprendizados, prêmios. Acalmem-se.

O resultado de anular-se diante de suas certezas é desastroso. O de se fechar em convicções e permanecer arredio a um pensamento diferente é ruinoso. Há muitas batalhas em que todos saem enfraquecidos; a vida não precisa ser uma guerra! As vezes as diferenças podem ser deixadas de lado por todas as outras coisas que nos aproximam. Outras vezes elas podem construir pensamentos mais sólidos e robustos. E tantas vezes elas nos derrubam por não termos a inteligência de saber ler o momento: é a hora em que o silêncio é afago; que não deixar uma briga ir em frente é sabedoria; e que mudar de assunto é maturidade, nunca covardia.

Envie seu comentário