Varre, varre, vassourinha

Causa certa estranheza que o primeiro grande aceno público do novo prefeito de São Paulo, João Doria Jr., seja travestido de gari e com uma vassoura na mão conclamando a limpeza da cidade.  O trabalho, ou o “mutirão”, começou antes mesmo do sol raiar, como ele mesmo fez questão de ressaltar algumas vezes.

Estranho porque vem do mesmo Doria sempre muito bem alinhado, pulôver de cashmere jogado nas costas, o tal gestor e não-político. Estranho, pois é um aceno muito mais populista do que pragmático. Sim, porque a Praça 14 Bis foi devidamente preparada um dia antes para que o prefeito e sua turma chegassem sem ter que, de fato, botar a mão em lixo ou dejetos humanos dos moradores de rua que naquela hora já partem dali para o café da manhã em um restaurante popular duas ruas acima.

“Cidade Linda” – com direito a caminhões de lixo rosa pink – e muitos helicópteros, câmeras, microfones, flashs, estão nesta manhã em ação por toda a Avenida 9 de Julho numa grande faxina que é ao mesmo tempo show midiático (com cobertura ao vivo dos telejornais) e aceno simbólico de um novo prefeito limpinho e organizado que é mão na massa e pau pra toda obra. E repito: é populismo de político profissional, sem essa de tirar o corpo fora.

Resta agora conseguir mudar o principal, que é a mentalidade dos cidadãos paulistanos educando-os  a respeitar mais os espaços públicos. O lixo que estava na Praça 14 Bis ou nos canteiros da Avenida 9 de julho não surgiram do nada: eles foram descartados ali não só pelos moradores do viaduto, como por motoristas e pedestres mal-educados que passam pelas vias. Mais: como desocupar a área e mantê-la “limpa” quando os holofotes já não estiverem por lá?

O exemplo de um prefeito-gari que limpa a cidade precisa ser menos uma jogada de marketing pessoal e mais uma estratégia de mudança comportamental influenciada das camadas mais altas para as mais baixas de nossa sociedade. Porque ó: sujeira tá longe de ser apenas um problema dos desafortunados paulistanos. Diante de tanta imundice, fica a dica senhor prefeito: aposente o cashmere e o terno sob medida pela nova vestimenta operária… Trabalho não falta.


::: Playlist sugerida
:

Jânio Quadros – Varre, Varre, Vassourinha

Molejo – Dança da Vassoura

Envie seu comentário